5 deslizes que levam os alunos a tirar nota baixa em teoria das estruturas
Teoria das Estruturas é uma disciplina famosa nos cursos de graduação em Engenharia Civil, Mecânica e/ou Arquitetura e Urbanismo. Muita gente, inclusive, a apelida de TERRORIA DAS ESTRUTURAS.
Apesar da fama ruim que, inevitavelmente, já cria uma atmosfera negativa/pessimista no primeiro dia de aula lotada e compartilhada com muitos repetentes, Teoria das Estruturas é uma disciplina fácil e que exige alguns cuidados com deslizes que abatem as notas nas avaliações.
Estabelecer estratégias de estudo sem perder de vista os deslizes que, por vezes, são as verdadeiras causas das reprovações é um caminho infalível para aumentar as chances de aprovação.
Veja abaixo os deslizes que precisam ser combatidos:
DEIXAR A ATMOSFERA NEGATIVA/PESSIMISTA ALUGAR UM APARTAMENTO EM SUA CABEÇA
As disciplinas de estruturas exigem muita atenção e tranquilidade. Se você cair nas pilhas do tipo: "a disciplina reprova muito", "ninguém passa de primeiro" ou até mesmo em pilhas fantasiosas que criam fake news com o docente da disciplina "o professor é miserável" ou "coloca pegadinhas de propósito na prova" etc sua capacidade de concentração e paz interior vão prejudicar muito sua maratona de estudos.
CONFIAR EM SUA CALIGRAFIA NUMÉRICA E NÃO REVISAR TODAS AS CONTAS ANTES DE ENTREGAR A PROVA
Muitas vezes um 2 que escrevemos parecendo um 7 é motivo suficiente para que nós cometamos um erro fatal num exercício de teoria das estruturas. Revisar as contas é um hábito muito saudável, mas não faça isso assim que concluir a questão, pois sua visão pode estar viciada e nem identificar o deslize. Tente responder todas as questões e retome corrigindo as contas depois, antes de entregar a prova.
NÃO ESTUDAR SUA CALCULADORA E NÃO SE HABITUAR COM O USO DOS PARÊNTESES PARA PRIORIZAR AS OPERAÇÕES
Algumas calculadoras filaram a aula de prioridades entre operações matemáticas e definitivamente não sabem que operação deve ser priorizada. Estudar a fundo sua calculadora e adquirir o hábito de sempre representar as prioridades de operações pode evitar deslizes que podem te conduzir à reprovação.
NÃO APLICAR OS CONCEITOS APRENDIDOS/MEMORIZADOS
Não é raro acontecer de "as contas fecharem" ou "os diagramas fecharem" e a pessoa que saiu da prova confiante se decepcionar com a nota após receber a devolutiva. Um dos maiores deslizes praticados por quem cursa teoria das estruturas é a não utilização dos conceitos como lupa para identificar erros.
Por exemplo, se no diagrama de momento fletor o máximo momento não ocorre na direção da linha auxiliar que passa pelo ponto de cortante nula, tem algo errado! E só quem DOMINA CONCEITOS consegue perceber/acender o alerta!
NÃO TREINAR ANTES DA PROVA RESOLVENDO MUITAS QUESTÕES
Limitar-se às questões discutidas em sala ou aos exercícios propostos nas listas de exercício é um grande deslise que um estudante pode cometer. Resolver um grande número de questões sem perder de vista o controle do tempo e o estabelecimento de estratégias para respondê-las no menor tempo possível é uma técnica infalível de sucesso.
Todo mundo erra, mas ninguém precisa repetir a disciplina ou ficar repetindo a frase "Mas, professor! Foi só esse deslise!" depois que receber a devolutiva de Teoria das Estruturas.
Veja um exemplo de erro cometido e só percebido na construção do Diagrama de Momento Fletor por conta da aplicação/memorização dos conceitos fundamentais:
Comentários
Postar um comentário